Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hall Paxis

Integrada na rede nacional Hall, esta imobiliária atua em todo o distrito de Beja.

Hall Paxis

Integrada na rede nacional Hall, esta imobiliária atua em todo o distrito de Beja.

Descodificar Conceitos do Setor Imobiliário | Joaquim Estevens apresenta-nos quatro trunfos de um consultor imobiliário

joaquim estevens.jpg

Na minha modesta opinião, existem entre outros, quatro predicados que devem fazer parte do ADN de um comercial. Penso que a sua relevância é de tal ordem, que a sua interligação ou conjugação, determinam o sucesso ou o fracasso da sua actividade: Transparência, honestidade, dedicação e pontualidade; obviamente que muitos mais haverá, mas foco-me para já, só nestes.

Sendo predicados que se aplicam transversalmente em qualquer área de negócio e até no dia a dia de cada um, penso que para a nossa actividade de consultores, eles assumem particular importância e devemos ter para com os mesmos uma auto exigência permanente e uma postura rigorosa.

Transparência: O profissional que se preze deve pautar toda a sua actuação de forma clara, quer a montante quer a jusante do seu negócio: deve usar formas claras e objectivas na exposição dos seus pontos de vista, quer junto do cliente vendedor, quer junto do cliente comprador, procurando esclarecer detalhadamente as questões que lhe são colocadas. Nunca deverá dar respostas “atabalhoadas” para sair vencedor da discussão: É normal e natural que não saibamos de tudo, reconheça-se isso com humildade e volte-se depois à presença do cliente, após haver recolhido a informação precisa e concisa, necessária ao desfecho da transacção. Neste capitulo e a bem da nossa actividade, pelo seu respeito e dignificação, o consultor tem o dever de expor de forma clara e atempada, o valor a cobrar pelos seus honorários, tal como, tem o dever e a preocupação de instruir devidamente todos os processos que lhe são confiados. Quem usa transparência no seu dia a dia, chegará mais longe e será reconhecido pelo mercado como tal.

Honestidade é uma qualidade que tem de fazer parte do nosso dia a dia, como forma de garantir o nosso futuro e bem assim o respeito dos nossos clientes e dos nossos pares: Este predicado está em muito ligado ao primeiro, julgando eu, que não irá muito longe quem menospreze ambos, sendo que as vitórias conquistadas à sua revelia, são sempre efémeras e em nada dignificam a classe.

Dedicação: Como em qualquer actividade é preciso haver entrega, espirito de sacrifício, disponibilidade e vontade de aprender. Julgo que a consultoria imobiliária vive muito da dedicação à causa e só se pode prestar um bom serviço ao cliente, vendedor ou comprador, quando damos tudo por tudo para superar as dificuldades inerentes a qualquer processo de compra e venda. Também aqui a transparência e a honestidade entram em campo, dando a mão à dedicação. Por vezes, os resultados demoram, mas se o consultor não baixar os braços e se continuar a trabalhar com empenho munido do todos os predicados atrás enunciados, chegará o dia do seu reconhecimento.

Pontualidade, regra que muitas vezes não está na nossa mão praticar, mas o bom profissional, deve saber gerir o seu tempo por forma a ser pontual e rigoroso no cumprimento da sua agenda. A nossa actividade prima pela versatilidade e diversidade, mas devemos auto impor alguma ordem no nosso dia a dia, para que o trabalho seja profícuo para quem a nós confia os seus bens: nada mais desajeitado, do que um profissional faltar ou chegar atrasado a um compromisso, numa época em que temos à nossa disposição, tantos meios de comunicação. O nosso cliente, os nossos pares e todos aqueles com quem nos relacionamos, devem merecer todo o nosso respeito e a melhor prova desse respeito é cumprir escrupulosamente as marcações que fazemos ou que nos fazem.

Tenho ao longo da minha vida, procurado seguir todos estes princípios por forma a tornar mais fácil o cumprimento dos meus objectivos e afirmo com satisfação que o tenho conseguido, superando as dificuldades que sempre surgem em qualquer caminho.

Joaquim Estevens

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D