Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hall Paxis

Integrada na rede nacional Hall, esta imobiliária atua em todo o distrito de Beja.

Hall Paxis

Integrada na rede nacional Hall, esta imobiliária atua em todo o distrito de Beja.

"Uma mulher empresária tinha que lutar muito para ser aceite"

No Dia Internacional da Mulher conversamos com Custódia Barnabé, carinhosamente conhecida por Tóda, pela grande maioria das pessoas que residem na cidade de Beja.
Uma mulher empresária e de sorriso fácil que conquistou um lugar cimeiro no mundo da estética numa época em que as meninas tinham que ter dinheiro para estudar esta arte em Lisboa.
Nesta conversa falamos de tudo, inclusivé dos tratamentos que hoje são disponibilizados na Tóda - Estética e Perfumaria e que acompanham todas as inovações técnicas do setor.

Toda.jpg

A Tóda iniciou há 25 anos este seu projeto empresarial. Acha que foi tudo um pouco mais difícil, ao início, por ser mulher?
Iniciei o meu percurso profissional em 1983, como esteticista, há 34 anos. Na altura era muito difícil porque a formação em Estética era muito dispendiosa e só se fazia em Lisboa. Já era "Conselheira de Beleza" na maior empresa portuguesa de cosmética da altura - " Mme. Campos", alguns estarão lembrados, entrei na empresa pela mão de Eva Barros, ainda hoje uma Amiga, tinha na altura 18 anos, fiz psicotécnicos na Pousada dos Loios, em Évora e depois de passar tive que ter autorização da diretora, Nelly Campos, para frequentar a formação devido ao fato de ser muito jovem.
Foi na realidade um percurso muito trabalhoso mas muito enriquecedor tanto profissional como pessoal, esta história ficará para outra altura, não vos quero maçar muito...
Na época o dinheiro para mim era escasso ou melhor muito escasso, fiz uma letra como se dizia na altura, no antigo Banco Borges e Irmão, para fazer o Curso de Esteticista Visagista e Massagista de Estética, só em 1985 fiz de Electrocoagulação, todos na Academia Científica de Beleza Mme. Campos, onde se exigia e ensinava o máximo de profissionalismo e ética que, na minha profissão, é essencial.
Se era difícil por ser mulher, talvez, mas tem de se levar em consideração que esta era uma profissão, naquela época especialmente dedicada às mulheres, mas eu trabalhava muito, e isso era do domínio público.
Desde que comecei a trabalhar como conselheira de beleza que me coletei nas finanças, só em 1990, constitui a empresa estética Pax, Lda., o que me dava, penso eu, mais credibilidade junto de todos os parceiros e instituições.
A 8 de Dezembro desse ano abri o espaço "Tóda Estética e Perfumaria".
A "Mulher" para ser respeitada por todos, tem obrigatoriamente de respeitar todos os parceiros.

Na altura era raro encontrar muitas mulheres empresárias. Nota alterações significativas em relação aos tempos de hoje?
É um facto, naquela altura para uma mulher ser empresária tinha de lutar muito para ser aceite, hoje é uma situação que está banalizada. Muitas pessoas encaram o "ser empresária" como algo fácil de atingir, o que não é verdade, isto é válido para qualquer ramo de negócio, especialmente quando não se tem ajudas monetárias e quando se pensa que os objetivos se conseguem atingir sem muito trabalho, dedicação e perseverança.

Neste momento a empresa Tóda - Estética e Perfumaria emprega quantas pessoas?

Neste momento estamos a tempo inteiro quatro pessoas, conto ainda com a colaboração de mais três profissionais.

Que tipo de serviços prestam na área da estética?

Em rosto: higiene de pele, anti-ruga, refirmação, tratamento de manchas - cosmelan, rádio-frequência, antienvelhecimento, peelings, micro-dermobrasão e oxigénio, hydradermie.
Em corpo: No adelgaçamento trabalhamos com diversas técnicas: envolvimentos, massagem especifica anti-celulite, body mix (remodelante corporal), refirmação , drenagem linfática manual pós cirúrgica, drenagem linfática manual, rádio-frequência para refirmação e redução, manicure, pedicure com ou sem parafina, hidratação e exfoliação de corpo, bronzeado a jacto com oxigénio, cavitação ( tratamento específico para redução de zonas inestéticas), ultra-sons e pressoterapia.
Saliento que todos estes tratamentos são efetuados depois de ser feita uma análise detalhada das necessidades das clientes.
Massagem de geotermal (pedras quentes), massagem com velas, massagem pindas.
Massagem de relaxamento com óleos essenciais.
Maquilagem para o dia a dia, dias especiais, noivas, cursos de automaquilhagem em grupo ou individual.
Designe de sobrancelha e depilação a cera.
Depilação definitiva com laser, depilação permanente com Fotodepilação, electrocuagulação ( é também uma depilação definitiva).
Temos outras técnicas como: Mesoterapia (rosto e corpo), preenchimentos com ácido hialurónico, botox e carboxoterapia.
Unhas de Gel e Gelinho.
Lifting de pestanas, Máscara de pestanas, Extenção de pestanas.
Micropigmentação dos sobrolhos, lábios, eye liner, auréola mamária.

Nos dias que correm as mulheres não usam os seus serviços apenas para se prepararem para dias especiais. Hoje as mulheres precisam de estar bem todos os dias. Concorda?

A Mulher, obrigatoriamente, tem de estar sempre muito bem, ou seja, no trabalho é bem aceite se estiver com uma aparência excelente, no convívio entre amigos, junto da família, enfim no dia a dia é-nos exigido o melhor de cada uma, especialmente no visual.
Por outro lado, a Mulher precisa de se sentir bem consigo mesma, precisa de melhorar a sua auto estima, até porque o envelhecimento é inevitável mas estou cá para o retardar "muito".
Sabe que a " Mulher" ao longo dos anos, está no seu processo normal de envelhecimento mas o seu cérebro não acompanha realmente esse processo e isso torna essa realidade mais difícil.
Enfim, as hormonas não ajudam nada...
A "MULHER" enfrenta muitos desafios, mas é um ser forte... Muito forte.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D