Especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, a Chiado Books é a Editora com maior presença no Baixo Alentejo, com cerca de cem autores alentejanos publicados e à qual nos associámos, enquanto Hall Paxis, a par da Herdade do Monte Novo e Figueirinha, para divulgar o melhor do Alentejo em palavras. Desta parceria improvável nasceu o livro "Do Mosto à Palavra", uma obra que compila a essência do vinho e da Alma Alentejana, em prosa e poesia e cujas páginas são reflexo do património cultural da região. São cerca de 350 os originais que a compõem. E se não há vinho sem tecto, não há livro sem inspiração. Sendo a cultura, a arte e as pessoas parâmetros transversais às três empresas, todas consideram que o evoluir das suas diferentes áreas de actividade, assim como o propósito com que estão presentes no mercado, só faz sentido quando totalmente inserido na comunidade e em comunhão com a mesma. Chegar mais próximo e oferecer a diferença com qualidade é um objetivo comum. Prova disso é a capacidade de se produzir vinho de qualidade que satisfaça gostos distintos, com maior ou menor grau de exigência, proporcionando aos seus apreciadores a melhor experiência; democratizar o mercado do livro proporcionando a todos quantos com ela sonham, a possibilidade de edição, podendo, em simultâneo, disponibilizar a cada leitor diferentes estilos e conteúdos literários, de acordo com as suas preferências e saber que para cada casa existe um comprador, independentemente da sua história, localização, valor, idade, estilo, ou condição económica.
Nas palavras de John Kennedy " Todos nós temos talentos diferentes, mas todos gostaríamos de ter iguais oportunidades para os desenvolver". Nós acrescentaríamosa, a par dos talentos, os gostos e sonhos pessoais.
Paulo Monteiro, mais conhecido por Paulo Abreu Lima, 1º classificado na categoria Poesia na 1ª Edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", nasceu em Angola, mas há várias décadas que adotou Beja como sua. É autor e compositor de canções simples e singelas, um cunho igualmente aplicável à sua personalidade. Os poemas de Paulo Abreu Lima têm vindo a conquistar muitos dos grandes e conceituados intérpretes nacionais, como sejam António Zambujo, Rui Veloso, Raquel Tavares, Cuca Roseta, Ana Moura, Mariza. O célebre tema “Feia de Castro”, na voz de Mariza e a versão portuguesa de “A Thousand Years,” interpretado pela mesma cantora e por Sting nos jogos Olímpicos de 2004 são temas da sua autoria. A par disto, conta participações em cinco edições do Festival Português da Canção.
1- Em termos de geografia literária, o Alentejo ocupa um lugar privilegiado na poesia portuguesa. Grandes poetas como Miguel Torga ou Manuel Alegre, por exemplo, não sendo alentejanos, dedicaram – lhe composições vibrantes e emotivas. Sendo natural do norte do país e tendo vivido uma parte da sua vida em África, que lugar ocupa em si e, por consequência, nas suas obras este Alentejo?
Ao contrário do que se diz por aí, para mim existe mais do que um sol, na terra. E o Alentejo, comprova isso mesmo, como fotocópia de outros sóis que conheci em África...Faltam-nos os leões, é certo, mas temos os lobos das serenatas ao luar e esse sabor tão igual e mágico de um tempo sem pressas, que se estende pela imensidão das planícies travestidas de.savanas...
Aqui, como lá, (desse lá que persiste na minha memória) a solidão reinventa-se para que possa existir mais tempo para pensar sem a pressão urbanizada e doentia do "pronto a comer"...
À volta de uma mesa -- qual fogueira em chão de estrelas e solidões compartilhadas, também a açorda com coentros vai chegando devagar e tão apurada quanto os cantes que se cruzam temperados de espontaneidade e anonimato...
Aprendi com a minha África Alentejana que a partilha do prato e do cante são elos que vão directos à alma...
Por isso, e por mais que a distância real procure desmentir evidências, todas as "auto-estradas" dos meus sonhos confirmam pertencer ao Alentejo o atalho mais curto para as terras de onde vim...
Mas é no emaranhado das memórias enfeitiçadas por tantas luas e sóis à mistura, que se torna mais fácil perceber essa fonte inesgotável dos Guadianas onde tantos poetas gostam de beber...
"De dia guardo rebanhos,
À noite sou marinheiro...
Faço veleiros com sonhos,
Navego por mar trigueiro"...
Aqui, nas planícies de trigo deste enorme celeiro de palavras, onde a inspiração se respira, os "poetas de longe" só precisam mesmo de trazer papel, -- resmas de papel, e uma grosa de lápis afiados.Porque nós forneceremos para além do pão -- de inigualável sabor, um vinho abençoado pelos deuses e o cante de tantas tradições e histórias por contar e encantar...
2- Encara o cepticismo, próprio do ganho de experiência, como um adjuvante ou como um bloqueador da liberdade no processo criativo?
Esta pergunta daria certamente "pano para mangas", e quem sou eu -- sem grande jeito para as cerzir...
O cepticismo instala-se com o tempo na realidade das expectativas que ficaram por cumprir. Uma passagem por vezes dolorosa do menino que acreditou vir a ser o príncipe encantado num conto de amor, para o adulto que afinal nunca passou de um reles plebeu à porta de uma "espelunca"..
O impacto, a cada tropeço de um sonho mal resolvido, pode ser adjuvante, bloqueador, ou quantas vezes a conjugação dos dois na liberdade criativa. Uma espécie de intermitência sem definição precisa...
Mas, e falando mais cá para os "meus botões", penso que o cepticismo não impede que na poesia se dê asas ao sonho por muito que ele se contradiga no pensamento do homem, que não o poeta...
E citando o António Gedeâo:
"Eu, quando choro,
não choro eu.
Chora aquilo que nos homens
em todo tempo sofreu.
As lágrimas são as minhas
mas o choro não é meu."
Este é o exemplo de quem chora os outros, mesmo sem razões aparentes para chorar... No cepticismo "puro e duro" ou na "crença exacerbada" os extremos tocam-se e confundem-se, não servindo da melhor forma o poeta que existe dentro do homem... Um porque deixou de acreditar em "milagres" e o outro porque neles cegamente crê. E distanciados da virtude que indaga, investiga e se interroga, sobra-lhes pouco do poeta a quem tão assertivamente já chamaram de fingidor. Mas porque já ultrapasso o "pano para mangas" de costuras tão sensíveis e à medida de cada fato... termino com uma quadra de um poema que de certa forma me pode definir contradizendo...
" Sou ateu, mas acredito
Que me possa converter
Dar o dito por não dito
Meu, amor, só p´ra te ver"....
Ou para os mais cépticos mas com sedes de esperança...
"Palavra é semente
Na terra carente
Dos sonhos reais"...
3- O isolamento a que muitos meios pequenos estão sujeitos no interior do país, traduz-se, inúmeras vezes, num acesso restrito à cultura, nas suas mais variadas formas de expressão. Diga-nos uma medida que poderia ser implementada junto das populações, com o fim de promover a literatura?
Bem que queria, e aqui sim, disfarçar o cepticismo acumulado no "entulho" do que se vai observando em relação à pergunta, onde muito se remenda, mas pouco se tapa! E valorizando primeiro tantas iniciativas locais que nos vão dando uma réstia de luz ( e a Biblioteca de Beja serve bem de exemplo) entendo cada vez mais quem parte desses lugares sem mapa, à procura de "melhores horizontes" e maior esperança.
Porque na verdade a relação de forças e oportunidades entre o "campo" e a "cidade" não se compadece com a "poesia" daqueles que intimamente gostariam de ficar ou que sonham voltar...
E mal do pai que, a coberto de um amor egoísta, castre o filho dos seus sonhos, prendendo-lhe as asas ao sentimento de uma terra onde já foi semente e raiz...
Porque hoje, e infelizmente, as "malas" dos nossos meninos isolados em paraísos esquecidos, são mesmo para se fazer, por mais que retenham na memória, essa última imagem de uma espécie de comboio com destino à Casa Branca... Um atraso nos horários que para um estudante "emigrante" e optimista vale sempre o tempo de mais uns abraços à partida... ou a espera de quem imagina que num futuro distante -- quem sabe, um avião possa levantar directamente de Beja com escala na Casa Branca antes que chegue a Lisboa... ( Lembrei-me agora, e não sei porquê, do meu amigo Bruno Ferreira...)
Enquanto não percebermos que a preservação do património passa impreterivelmente pelos lugares mais recônditos do nosso país -- relíquias sem preço nem paciência para os falsos arrufos eleitorais, o problema é de fundo e sem fundo. E como condição primeira deveriam adoptar-se medidas efectivas de fixação à terra. Não de quem chega para usufruir da "calmaria" na sua casa de férias, mas para quem, sendo dela seu filho predilecto, legítimo ou adoptado, parte sempre com vontade de voltar...
Em boa verdade a desertificação existe no interior pela diferenciação inqualificável de tratamento e pelo ostracismo a que está votado. E pondo de parte boas intenções de que dizem estar o inferno cheio, na prática dos nossos governantes, tudo o que existe para lá da orla costeira -- salvo raríssimas excepções, é paisagem. Para turista ver -- presumo eu, e os nossos políticos se lembrarem durante as campanhas eleitorais.
E das duas uma. Ou se compensa o isolamento a que muitos meios pequenos estão sujeitos, levando a impossibilidade da "montanha a Maomé" ou se criam condições efectivas para que os seus filhos pródigos por razões de sobrevivência, à casa voltem. Com a certeza de que eles sim, seriam o primeiro alicerce garante dos oásis que nos fariam menorizar os desertos... Um problema ligado ao futuro das gerações vindouras deste presente demasiado virado para o seu próprio umbigo...
Na correlação de forças o equilíbrio da balança depende da justa medida dos seus pesos, com as devidas ressalvas...
E nos centros urbanos de maior dimensão, basta a rua para que indubitavelmente se tropece na cultura. De tal jeito que saindo dela se torna difícil optar perante tanta diversificação e desperdício...
É uma constatação verificar a evolução e a "revolução" cultural de quem, por razões de sina e sobrevivência, deixa o seu pequeno "burgo" em direcção à cidade. E os estudantes são bem o exemplo disso. Esses mesmos estudantes que levam consigo as raízes esculpidas até ao cerne, e que de lá poderiam trazer os frutos prementes aos seus lugarejos tão ávidos de semente...
Outro desperdício que por este andar torna o nosso País de tal modo inclinado para os lados da costa, que do peso -- não tarda, se entorna ou parte...
Os últimos incêndios que nos devassaram a alma, são bem o exemplo de um desgoverno com mais de quarenta anos e ainda à deriva... Para mal dos nossos pecados! E sem pôr em causa liberdades conquistadas, é preciso em definitivo assumir os erros que já não se desculpam nem se descarregam invariavelmente no passado de um ceguinho mais do que defunto e já com barbas...
E para que a cultura chegue urgentemente à desertificação dos lugares por replantar, a lei da "vassourada" impõe-se nas Assembleias das Repúblicas sem alma, como um remédio santo contra os ácaros das nossas mais impertinentes alergias...
Até lá valha-nos Deus -- acaso exista, e a teimosia de um punhado de resistentes que contra marés e correntes faz das "tripas coração" pregando no oásis desse deserto em que não deixaram de acreditar...
"Do mosto à palavra" é um exemplo do que se deve e pode fazer pela literatura. Bem hajam!
Quando se fala em Monte Alentejano, somos inevitavelmente remetidos para uma sensação de tranquilidade, sossego, descanso, harmonia mas, também, de isolamento. Na verdade, foi extamente esse o príncipio que deu origem à estrutura conceptual do Monte Alentejano, tal como o conhecemos hoje.
A sua história remonta ao séc VII a. C. e à presença dos Fenícios que, por terem na Península Ibérica uma base importante e estratégica na sua rota de comércio, exerciam sobre este território uma forte influência. À época, o conceito de Estado não existia – note-se que o conceito de Estado se refere a qualquer entidade com estrutura própria, politicamente organizada e com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial perfeitamente delimitada. São poderes tradicionais do Estado o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, sendo que numa Nação o Estado o Estado desempenha funções políticas, sociais e económicas. – e foram os agrupamentos sucessivos e cada vez maiores de seres humanos que nos fizeram chegar a essa concepção.
Os Fenícios foram um dos primeiros povos a tentar implementar um conceito semelhante, onde as regras fossem similares entre os diferentes povos que coabitavam a região. Os grandes centros urbanos, por eles dominados, foram os primeiros locais a acolher e a implementar estas regras, o que levou a que uma boa parte dos seus habitantes - habituados a viver segundo as suas próprias normas - começassem a dispersar por todo o sudoeste peninsular, de modo a poderem viver segundo os seus próprios costumes. Por consequência, levavam consigo muito da influência Fenícia no que à construção e à estrutura habitacional dizia respeito.
Com uma história que ascendente os 2500 anos, o Monte Alentejano teve a sua maior influência na arquitetura mediterrânica, instituída, em grande parte, pelos Fenícios. É de realçar a privacidade de espaço como característica principal, situando-se a habitação no centro dos pátios, o que garantia a sua salvaguarda.
Contudo, a edificação do Monte Alentejano poderá também ser considerada uma ruptura conceptual, estrutural e arquitectónica para com as características predominantes nas habitações da época. Senão vejamos, com a dispersão dos grandes povoados, na parte final do século VII e no início da idade do Ferro, a realidade do cultivo, da força laboral e do conceito de família é transmitida para a construção, sendo abandonada a estrutura circular das pequenas cabanas, para abraçar uma nova realidade arquitectónica. Sendo já uma base da comunidade, a família torna-se igualmente base do trabalho e da organização estrutural, cultural e social.
Provenientes da região litoral, as técnicas de construção e da própria organização do espaço foram implementadas em determinadas zonas do interior, permitindo a criação de pequenas comunidades rurais auto-sustentáveis, predominantemente instaladas junto a linhas de água, por forma a reforçar o carácter agrícola e agro-pastoril das comunidades.
Estudos arqueológicos indicam que estes antiquíssimos protótipos do Monte Alentejano seriam construídos em pedra e terra e seriam, tal como atualmente, pintados de branco.
Jerónimo Jarmelo, (pseudónimo de Jerónimo Pereira Santos) , segundo classificado na categoria Poesia na 1ª Edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", nasceu em Castanheira do Jarmelo – Guarda/Portugal. Fez o ensino secundário nos seminários do Fundão e Guarda, frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, área de clássico-românicas e teve uma curta experiência como professor, no ensino secundário. Deixou o ensino e ingressou na Banca, onde exerceu cargos superiores. Reformado, é professor nas Universidades Seniores: UNISSEIXAL – Univ. Sén. do Seixal e UNICA - Univ. Interg. Conc. Almada.
É membro efectivo da APE – Assoc. Portuguesa de Escritores. Da sua autoria destacam-se as seguintes Obras:
“AS NINFAS DO ÍNDICO” - Romance (Chiado Editora) ; “FILHO DE NINGUÉM”- Romance (Chiado Editora); “INQUIETUDES”- Poemas (Chiado Editora); “EU VOU SER COMO A SERPENTE”- Romance (Edições Vieira da Silva). A aguardar publicação: 3 Romances e 1 Livro de Contos
1 - Sendo o vinho, por excelência, um promotor da criatividade, viu com bons olhos a sua associação a um Prémio Literário?
Se a poesia é uma forma de arte por excelência, tal como o é a criação de um bom vinho, por que não associar as duas? Não vejo qualquer incompatibilidade, bem pelo contrário.
2- O que é que mais te atrai no teu processo criativo, o mundo sonhado e utopias, o mundo real ou ambos?
Além de poeta, considero-me, acima de tudo, um romancista. Já disse, numa entrevista a um jornal, que para mim, o “Romance mais não é do que a realidade ampliada”. Assim sendo, nos que já publiquei e nos que estão prontos para tal, incorporo três realidades: um ou mais factos reais como génese da história, factos verosímeis e factos ficcionados. Compete ao leitor intuir qual dos episódios se situa em cada uma destas vertentes. Os meus poemas situam-se mesmamente nestas três vertentes, salvas as devidas distâncias, tudo dependendo da inspiração, no momento da sua criação.
3- Na categoria poesia, na qual se destacou como segundo classificado, qual a importância que atribui a um Prémio Literário? Em que medida, iniciativas do género, poderão coadjuvar na divulgação deste género literário junto dos seus apreciadores?
Muita gente (não apenas os políticos) usa a poesia para impressionar alguém, mas raramente compra um livro de poemas. Agustina Bessa Luís (excelente romancista de quem não se conhece obra poética) escreve, com ironia, no romance O princípio da incerteza: “A poesia serve mais os amantes do que a cultura. Não se vende mas decora-se melhor. Isso é bom para seduzir as mulheres”. São palavras, dela das quais discordo em absoluto. Todos os eventos, a começar pelos Prémios Literários, que contribuam para a divulgação da poesia e da prosa são muito bem-vindos.
4- Consideras que os meios de divulgação digitais são um suporte importante para a divulgação do que muito se escreve em Portugal actualmente?
Sou daqueles que acreditam que nada pode substituir o contacto físico com o livro impresso. Porém, as novas tecnologias são uma excelente ferramenta para a divulgação da cultura em geral; quiçá, potenciadoras de levar mais leitores a adquirirem livros – em papel ou digitais.
Vasco Duarte Ribeiro, segundo classificado na categoria prosa na 1ª Edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", nasceu em Lisboa. Aos cinco anos escreve e ilustra o primeiro livro de poemas. Seguem-se alguns contos e a ilustração desenhada das histórias e personagens. Premiado em alguns concursos de literatura, desenho e pintura, no tempo de liceu é-lhe oferecida uma sala para atelier. Escreve, desenha e pinta. Publica artigos e poemas e faz algumas exposições no meio académico e ilustrações para jornais e revistas, nomeadamente caricatura e banda desenhada. Conotado com a oposição ao antigo regime, parte cedo para o estrangeiro. Viveu nos Estados Unidos, na Suécia, na Suíça e, nos últimos anos, em Paris. Com formação académica em Economia, Direito e Psicologia, dedicou grande parte da sua actividade, a par de uma eclética vida profissional, ao estudo interdisciplinar das formas de expressão filosófica, política, social, cultural e artística das sociedades. Consultor da American Academy of Arts and Sciences. No final do século, de regresso a Portugal, dedica-se definitivamente à arte e à produção de poesia, romances e ensaios literários e históricos. O próprio autor define o fundamento da sua obra: “é nas letras e na arte, na verdadeira expressão da natureza das coisas e das gentes, que o exercício pleno da liberdade reside; sem estilos ou doutrina. Tão-só.” Para um olhar mais profundo e demorado sobre o autor e artista, assim como sobre as suas obras e exposições, poderá consultar o site oficial.
1- “Do Mosto à Palavra”, enquanto evento literário, teve a particularidade de conseguir chegar mais próximo dos seus participantes, num evento cuja atmosfera informal permitiu um convívio directo entre as partes. Considera importante a existência de mais iniciativas do género? Que valores retira desta experiência?
Em primeiro lugar, quero felicitar quantos organizaram este evento. Foi uma iniciativa muito interessante e, por isso, muito participada, que teve o mérito de ser tão informal e tão bem organizada quanto o deveria. Além de tudo, é de sublinhar também a forma tão hospitaleira como fomos recebidos pela Herdade da Figueirinha.
O evento «Do Mosto à Palavra» foi um feliz retomar do passado, feliz retomar que a nossa sociedade tem conhecido nos últimos anos, em diversas áreas. Depois de se ter atravessado um «deserto» de mais de vinte anos em que foi cada vez mais evidente o hiato entre o vertiginoso crescimento tecnológico e a míngua de actividade e produção humanística de qualidade, maxime nas artes e nas letras, assistimos a uma juventude que ouve os Beatles e os Rolling Stones, e faz reviver o fado e o canto alentejano.
Diria que, passadas quase duas gerações, a sociedade ocidental, na qual a nossa se insere, sentiu a imperiosa necessidade de recuperar terreno sólido e fértil para a sustentação dos seus valores culturais, valores não coadunáveis com a efemeridade. Este «esgravatar arqueológico» reconduz-nos, assim, aos anos setenta, talvez ainda ao início dos anos oitenta do século passado. De facto, no séc. XX e até essa altura, era usual a organização de eventos culturais com o mesmo cariz do concurso “Do Mosto à Palavra”. Esses eventos não raramente fizeram nascer e permitiram descobrir diversos talentos para a literatura.
Penso ser do maior interesse que o evento “Do Mosto à Palavra”, sob este ou outro nome, se repita anualmente.
2- Quando se fala em Alentejo, o que sente? Como o sente?
Sou um homem urbano, que nasceu em Lisboa e sempre viveu em grandes cidades; costumo dizer, por isso, que me conto entre os sem-terra. Tenho, porém, ou por essa mesma razão, um sentimento íntimo e profundo pela província e pelo campo. Chegado a pequenas localidades ou ao campo, tenho a invariável sensação de matar saudades das raízes que nunca tive, de experimentar um inexplicável contentamento da paisagem bucólica que habita em mim.
O Alentejo é uma região de eleição para este meu contentamento, onde sempre volto para reviver a sua natureza; a natureza das planícies que me permite pensar com horizonte e a natureza das gentes, genuína e hospitaleira.
3- De que forma as suas vivências e o seu percurso de vida influenciam tanto o que lê quanto o que escreve?
Será muito pobre que alguém escreva por influência do que um escritor escreve. Um escritor tem a influência de todos os escritores e de todos os que não escrevem. Será muito pobre que alguém escreva influenciado por uma circunstância da sua vida. O escritor é influenciado por toda a sua vida e por muitas mais vidas que com a sua se cruzaram. Um escritor é uma síntese humana. Pintar ou escrever não podem ser uma forma de afirmação, nem são, tampouco, apenas uma vocação; são uma forma de estar no mundo e com o mundo.
Um escritor não pode deixar de escrever, embora haja escritores que nunca tenham escrito. Alguns destes, que, por quaisquer circunstâncias, não tiveram oportunidade de passar o seu talento a limpo, um dia, despertados por um livro ou por um evento literário como o “Do Mosto à Palavra”, vêm a legar-nos obras que seria lamentável não serem publicadas.
O meu percurso é tão só o de um escritor. A minha mão direita escreve o que a minha experiência de vida lhe ensinou; cinjo-me a pequenas correcções e alguns comentários.
3- Num breve comentário, deixe-nos o seu parecer relativo ao atual panorama literário português.
Tenho o desprazer de dizer que o actual panorama literário português é muito pobre, salvo algumas poucas e honrosas excepções. Durante o período de «deserto» a que antes que me referi, houve o engenho de tentar superar o talento ou a capacidade de escrever com «novos estilos», não sendo rara a aquisição de «talento literário» por acesso aos órgãos de comunicação social; escrita criativa, escrever na diagonal, escrever com várias cores, escrever da direita para a esquerda, de baixo para cima, nas paredes, em linguagem internética e, por fim, last but not least, o Acordo Ortográfico (AO90). Creio que as obras começaram a assemelhar-se aos seus locais de venda – os expositores de hipermercado. Recentemente escrevi que hão-de ser inventadas lojas para o que se escreve actualmente; nas livrarias, aquilo a que nos habituámos a chamar literatura parece lá estar já só para atrapalhar.
Creio que o ressurgimento de iniciativas como aquela que realizaram poderá contribuir para que a literatura recupere a dignidade que sempre mereceu e merece.
Nádia Duarte, terceira classificada na categoria Prosa na 1ª Edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", natural de Lisboa, licenciada em Biologia, doutorada em imunologia e faço investigação na área da saúde.
1- A Nádia foi a terceira classificada, na categoria prosa, nesta que foi a primeira edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra". Que significado tem, no seu percurso de vida, a literatura, nomeadamente a escrita?
Vou tentar não escrever um tratado para responder a esta pergunta. É possível que saia um poema! Para mim, a literatura é uma necessidade vital que felizmente me dá um imenso prazer. Adoro ler, quando era pequena o meu sonho era ser leitora profissional. Há tantos livros geniais, tão importantes, o tempo é que, infelizmente, é tão insuficiente... Julgo que escrever é um efeito secundário da leitura. Tornou-se a minha maneira de ver o mundo, de o sentir, de o pensar e sobretudo, de o digerir. Ler e escrever são na verdade as minhas ferramentas para processar esta coisa que é existir. Em particular, escrever é ter um prazer enorme, e uma angústia proporcional, em dizer "aquilo" daquela maneira porque "aquilo" tem de ser dito daquela maneira e tem de ser dito porque se não o for inunda, alaga tudo à volta.
Vou parar por aqui.
2- Alentejo e vinho são inspirações para si?
Sim. O Alentejo tem uma tonalidade perdida no tempo, como uma fotografia antiga em que nos maravilhamos com o rosto de familiares que nunca vimos. É pitoresco, mas merecia mais, em particular a margem esquerda do Guadiana. Espero que um dia a minha filha veja esta terra florescer como o meu avô sonhou durante tanto tempo. Espero que o vinho maravilhoso que aqui se faz contribua para esse futuro.
3- Culturalmente, o que considera ser um bom livro?
Um bom livro tem de estar bem escrito obviamente, com uma linguagem que não trave a leitura, antes que seja usada como meio de transporte. Com os bons livros viajamos pelos mais diversos lugares, sejam eles acontecimentos reais ou totalmente ficcionados ou meras imagens que alguém sonhou e projectou numa sequência de palavras. Simultaneamente, aprendemos sobre nós próprios. Os bons livros tornam-se experiências pessoais porque permitem sentir e ver de alguma forma o que o escritor projectou e além disso, acrescentar a cor, a textura, os rostos etc. que nos passam pela cabeça.
4- Atentando no mercado literário atual, verifica-se que uma boa parte dos best-seller seguem a mesma linha orientadora, oferecendo ao leitor histórias com temáticas semelhantes dentro de campos de visão muito próximos. Numa era em que a "fábrica da escrita criativa" é um método muito utilizado pelos novos escritores, exisitindo diversos cursos na área, assiste-se a uma mudança considerável na forma de escrever para o leitor. Os críticos consideram-na uma escrita racional e parametrizada, raras vezes sentida e pouco original. E a Nádia, como encara o panorama atual?
Na sequência da minha resposta à pergunta anterior, acho que não se escreve um bom livro sem honestidade. Se o escritor não sentir, dificilmente transmitirá qualquer coisa. O comboio não sai da gare. Não acredito em fábricas de arte e um bom livro é uma arte, é a forma de expressão do escritor. Se o livro não reflectir o lado humano do escritor, se não for o veículo daquela pessoa terá sempre um prazo de validade e um interesse limitado. Dito isto, frequentei cursos de escrita. Da minha experiência, há uma multidão de pessoas com amor aos livros e muita vontade de escrever e os cursos de escrita como os que frequentei, proporcionam sobretudo momentos de partilha e oportunidade de realização de projectos pessoais. "Plantar uma árvore, fazer um filho, escrever um livro." A questão da partilha teve um impacto muito positivo na minha vida e acho que não deve ser desvalorizado. Independentemente dos cursos de escrita que se façam, há escritores com mais para dar e outros com mais limitações e dentro de uns e de outros, uns de quem se gosta mais e outros de quem não se gosta tanto. Em suma, uma boa história pode ser suficiente para um best seller porque desperta a curiosidade em mais gente, mas não é sinónimo de bom livro. Nenhuma fórmula substituirá a qualidade mágica da criação.
Manuel Isaías Alexandrino, terceiro classificado na categoria Poesia na 1ª Edição dio Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", 65 anos, solicitador, natural da aldeia de Penedo Gordo (Beja) residente em Beja. Gosta de ler, muito, essencialmente romances.Poesia pouco lê, prefere criá-la. Afirma que sofre exageradamente de preguiça, na utilização do eufemismo para desinspiração duradoura. Fazer versos, para Manuel Isaías, dá trabalho: "Claro que gostaria de um dia completar a trilogia «fazer um filho (tenho dois), plantar uma árvore (tenho duas no meu quintal) e escrever um livro»..."
1 - Consagrou-se, nesta que foi a primeira edição do Prémio Literário "Do Mosto à Palavra", um dos três primeiros classificados na categoria poesia. Considera importante, no panorama literário atual, a existência de iniciativas do género? Qual o seu maior contributo para a comunidade criativa não mediática?
Antes de mais, porque nunca é de mais fazê-lo, e aqui por maioria de razão, dar os parabéns aos três parceiros por tão singular quanto importante iniciativa. E agradecer, muito. Primeiro, pela ideia; segundo, pelos resultados. Eu próprio - e quem sou eu? – não sonhei em vir a ser premiado, e se por mera hipótese académica sonhasse com tamanha participação, nem ousaria sequer participar. Mas a realidade, não raras vezes, está um passo além do sonho, logo vale a pena sonhar. Sempre. Nem que seja para cair na real…como dizem os brasileiros.
Mas respondendo às questões…
Claro que considero importante iniciativas do género como a «Do Mosto à Palavra», independentemente até do «panorama literário actual», seja lá o que isso for. Nunca se publicou tanto como agora, e isso não é necessariamente mau. Antes pelo contrário. Se nem tudo é bom, ao menos podemos escolher, o que já não é mau. Eu sou do tempo – e lá estou eu a achar-me velho – em que quase só se publicavam os clássicos. E foi assim que comecei a ler e a gostar, e a só comprar, obras das literaturas russa e francesa e um pouco da portuguesa. Só muito recentemente, há uns anos, vá lá, condescendi, para meu grato prazer, aos novos autores portugueses. E temos autores muito bons, provavelmente alguns dos quais, antes de se tornarem conhecidos, andaram por concursos literários semelhantes. E para não ir mais longe, trago aqui à presença o nosso amigo e igualmente premiado na categoria de poesia, Jerónimo Jarmelo, com obra publicada na «nossa» (claro que é a nossa editora a partir de agora) Chiado Editora, que já li com especial deleite – não só por tê-lo conhecido pessoalmente, mas, sobretudo, por lhe reconhecer muito talento. A propósito, deixem-me dar esta imagem: a profusão de autores hoje está para a literatura como a miríade de marcas de vinhos alentejanos (só para falar dos nossos, os melhores) está para a arte vinícola – há que prová-los todos, especialmente os da Herdade da Figueirinha!
Salvo raras excepções, nem todos temos, individualmente considerados, ou o talento indispensável ou, tendo-o, a quantidade criativa suficiente, quer de poesia quer de prosa, para virmos a merecer o investimento de uma qualquer editora. Com iniciativas do género da nossa (desculpem-me a apropriação indevida da paternidade), cumprem-se assim dois desideratos: um – compilação dos «melhores» trabalhos, num só volume, logo de mais fácil aquisição, em dois géneros distintos de escrita, de «escritores menores», mas nem assim menos dignos, em estrita oposição aos autores consagrados; dois – dar a possibilidade de conhecer, ao público em geral e ao sul alentejano em particular, o que de melhor se faz, passe a imagem futebolística, num campeonato regional ou, se quisermos, numa divisão secundária.
2-Uma vez recebidos mais de quatro centenas de originais, de qualidade superior, nas duas categorias, foi anunciado pela Chiado Editora a sua compilação numa obra que eternizará esta primeira edição, a Antologia "Do Mosto à Palavra". Simultaneamente, e por ter como inspiração suprema a temática Alentejo, poderá o seu conteúdo ser adjetivado de património cultural alentejano. Sendo natural do baixo alentejo, que significado tem para si esta compilação?
«…mais de quatro centenas de originais, de qualidade superior…», como se afirma, e não sou eu que o digo, que não me ficaria bem, nem me competiria fazê-lo, só reforça a feliz ideia que a culpada disto tudo – a hallpaxis – teve em levar a cabo, superiormente apadrinhada pela Chiado Editora e a Herdade da Figueirinha, o que se veio a revelar um sucesso literário à escala do Baixo Alentejo. Para felicidade de todos, muito bom seria que as vendas se derramassem muito para além dos autores, amigos e seus familiares, que já seriam bastantes se o conceito de amigos se vier a casar com o do Facebook. Cabe aqui agradecer a todos os participantes, mas muito especialmente àqueles que não tiveram a sorte – sim, porque para tudo é preciso ter uma pontinha de fortuna – de ver os seus trabalhos compilados. Sem eles, qual o mérito dos restantes? Um dia serão primeiros os derradeiros de hoje – eu sou disso uma prova viva.
Para mim é um orgulho, um orgulho bom, sadio, que gostaria de compartilhar com todos os concorrentes, premiados ou não, por saber que dezassete versos meus irão ser lidos por um pouco mais leitores do que a vintena de amigos e familiares que fazem o favor de ler o que muito amiúde lhes faço chegar, com muita transpiração e não menos penosidade. Nem que para tanto, qual Sócrates, tenha de comprar uma resma de exemplares…
Que esta compilação seja, enfim, para além da imodéstia de alguma vaidade pessoal por fazer dela parte, um tiro de partida para eventos similares no futuro e um hino ao Alentejo e à sua Alma. Ao Alentejo todo. Porque todo o Alentejo merece. Porque este Povo é demasiado grande para nele todo caber toda a Poesia deste Povo.
3- Alentejo, vinho e poesia. Numa palavra, o que têm em comum?
Numa palavra só, é o pináculo da síntese. Eu diria que, em comum, têm a palavra «amor» – amor pelo Alentejo, desmedidamente; amor ao vinho, com moderação; amor à poesia, desalmadamente!
Na minha modesta opinião, existem entre outros, quatro predicados que devem fazer parte do ADN de um comercial. Penso que a sua relevância é de tal ordem, que a sua interligação ou conjugação, determinam o sucesso ou o fracasso da sua actividade: Transparência, honestidade, dedicação e pontualidade; obviamente que muitos mais haverá, mas foco-me para já, só nestes.
Sendo predicados que se aplicam transversalmente em qualquer área de negócio e até no dia a dia de cada um, penso que para a nossa actividade de consultores, eles assumem particular importância e devemos ter para com os mesmos uma auto exigência permanente e uma postura rigorosa.
Transparência: O profissional que se preze deve pautar toda a sua actuação de forma clara, quer a montante quer a jusante do seu negócio: deve usar formas claras e objectivas na exposição dos seus pontos de vista, quer junto do cliente vendedor, quer junto do cliente comprador, procurando esclarecer detalhadamente as questões que lhe são colocadas. Nunca deverá dar respostas “atabalhoadas” para sair vencedor da discussão: É normal e natural que não saibamos de tudo, reconheça-se isso com humildade e volte-se depois à presença do cliente, após haver recolhido a informação precisa e concisa, necessária ao desfecho da transacção. Neste capitulo e a bem da nossa actividade, pelo seu respeito e dignificação, o consultor tem o dever de expor de forma clara e atempada, o valor a cobrar pelos seus honorários, tal como, tem o dever e a preocupação de instruir devidamente todos os processos que lhe são confiados. Quem usa transparência no seu dia a dia, chegará mais longe e será reconhecido pelo mercado como tal.
Honestidade é uma qualidade que tem de fazer parte do nosso dia a dia, como forma de garantir o nosso futuro e bem assim o respeito dos nossos clientes e dos nossos pares: Este predicado está em muito ligado ao primeiro, julgando eu, que não irá muito longe quem menospreze ambos, sendo que as vitórias conquistadas à sua revelia, são sempre efémeras e em nada dignificam a classe.
Dedicação: Como em qualquer actividade é preciso haver entrega, espirito de sacrifício, disponibilidade e vontade de aprender. Julgo que a consultoria imobiliária vive muito da dedicação à causa e só se pode prestar um bom serviço ao cliente, vendedor ou comprador, quando damos tudo por tudo para superar as dificuldades inerentes a qualquer processo de compra e venda. Também aqui a transparência e a honestidade entram em campo, dando a mão à dedicação. Por vezes, os resultados demoram, mas se o consultor não baixar os braços e se continuar a trabalhar com empenho munido do todos os predicados atrás enunciados, chegará o dia do seu reconhecimento.
Pontualidade, regra que muitas vezes não está na nossa mão praticar, mas o bom profissional, deve saber gerir o seu tempo por forma a ser pontual e rigoroso no cumprimento da sua agenda. A nossa actividade prima pela versatilidade e diversidade, mas devemos auto impor alguma ordem no nosso dia a dia, para que o trabalho seja profícuo para quem a nós confia os seus bens: nada mais desajeitado, do que um profissional faltar ou chegar atrasado a um compromisso, numa época em que temos à nossa disposição, tantos meios de comunicação. O nosso cliente, os nossos pares e todos aqueles com quem nos relacionamos, devem merecer todo o nosso respeito e a melhor prova desse respeito é cumprir escrupulosamente as marcações que fazemos ou que nos fazem.
Tenho ao longo da minha vida, procurado seguir todos estes princípios por forma a tornar mais fácil o cumprimento dos meus objectivos e afirmo com satisfação que o tenho conseguido, superando as dificuldades que sempre surgem em qualquer caminho.
O estilo e o modo de vida contemporâneos exigem, cada vez mais, rapidez de resposta nas mais diversas áreas com influência direta no nosso dia-a-dia. A construção e o sector imobiliário não são, por isso, excepção.
A existência de novas soluções criativas, que possam oferecer ao cliente condições mais acessíveis num curto espaço de tempo, é crucial. As casas modulares são um excelente exemplo de inovação, edifícios prefabricados em módulos que revolucionaram a forma como vimos o conceito de habitação. Construções que se dizem ser ecológicas, inteligentes, versáteis, com materiais de boa qualidade e tão seguras e habitáveis como qualquer outra casa.
As configurações, dimensões e aparência destas casas estão sempre dependentes do construtor, sendo que cada empresa tem para lhe oferecer plantas e materiais muito distintos, sem nunca se perder o traço criativo do design e da arquitetura moderna. O número de pisos será sempre adequado à necessidade e vontade do cliente. O estilo de construção estende-se desde o minimalista ao moderno, que é o mais vulgar, até ao rústico e campestre. Os módulos podem ser revestidos a madeira, cimento ou com painéis isoladores de diferentes materiais e a configuração pode comportar um, dois, três quartos ou o número de divisões que pretender, sendo o número de pisos igualmente adequado às necessidades do cliente.
Por tudo isto, se estiver a pensar em investir num projecto modular, formule uma ideia concreta daquilo que pretende e aconselhe-se com um construtor que lhe possa fornecer a casa com o aspecto, materiais e configuração que deseja.
A elevada qualidade dos materiais utilizados nas construção destas casas – na maioria das vezes melhores do que os utilizados na construção convencional – permite que o tempo de durabilidade destas habitações modulares se aproxime dos 50/70 anos. Não estando previsto na lei um período mínimo de garantia sobre elas.
Em seguida, apresentamos-lhe 4 vantagens deste tipo de construção e, como nem tudo são rosas, deixamos-lhe também 4 desvantagens para que possa avaliar por si, se esta será ou não a solução indicada para o seu projecto. Porque cada caso é um caso e embora possam ser aplicáveis a um grande número de pessoas, as soluções só são viáveis caso se verifiquem determinadas condições.
4 Vantagens das casas modulares
O prrazo de execução de obra é bastante curto. Existem projectos cujo prazo deconclusão não excede os 3 meses.
Maior segurança e fiabilidade. Mais economia não significa menos qualidade. A segurança é muitas vezes maior, uma vez que todo o método e processo de conceção é fiscalizado, sujeito a normas controlos rigorosos de fabrico e certificado. Pelo que as habitações estão menos sujeitas a apresentar defeitos e falhas do que as habitações convencionais, que tantas vezes carecem de fiscalização de qualidade adequada.
Dada a flexibilidade do conceito, será sempre possível acrescentar ou retirar módulos, de acordo com a necessidade de espaço ao longo dos anos. Porém, deverão ser sempre solicitadas as devidas licenças de construção, com toda a burocracia que o processo acarreta.
Por serem feitas em série, e em grandes quantidades, os preços dos materiais são mais acessíveis do que os das casas convencionais. Por outro lado o tempo de construção é muito mais curto e a instalação é rápida e simples. Estes fatores fazem baixar significativamente o preço final destas habitações.
4 Desvantagens das casas modulares
O preço pode ser sempre mais elevado do que aquele que se supunha inicialmente.
Principalmente se tiver que comprar o terreno a somar às despesas de preparação do mesmo, nomeadamente terraplanagens e escavações.
O financiamento. Em Portugal poderá não ser possível contrair um empréstimo para aquisição destas habitações. Ou caso consiga, certifique-se de que os juros não são mais elevados do que a taxa aplicada aos empréstimos para aquisição de habitações convencionais. Outro aspecto a ter em conta é o fato das casas modulares terem que ser pagas antes de se iniciar o processo de construção.
O Licenciamento. No nosso país, é muito provável que se depare com dificuldades no licenciamento deste tipo de casas, podendo ser um processo bem mais moroso e complicado do que licenciar uma habitação de construção convencional.
As modificações. Ao escolher, esteja atento ao tipo de materiais que pretende ter em sua casa. As escolhas e up grades podem encarecer bastante o preço final e aproximá-lo de uma construção convencional à medida.
Como exemplo, as bancadas mármore das cozinhas, os mosaicos do chão ou determinado tipo de azulejos e acabamentos mais requintados.
Condomínios de casas modulares
Já se imaginou a viver num condomínio onde todas as casas são modulares? Já é possível em Inglaterra, em Old Mill. Um conjunto de 11 casas, localizadas no campo, a 60 minutos do centro de Londres e que permite aos seus moradores parar o tempo e desligar de toda a agitação urbana. Neste oásis rural, como lhe chamam, a arquitectura e a paisagem convivem em harmonia, de certeza que quem por aqui passa só tem maravilhas a dizer da estadia. Este pequeno condomínio combina a sofisticação da forma de viver urbana com a liberdade e espaço que só o campo nos pode dar.
O preço das casas modulares
Fique a par de alguns preços de referência praticados por empresas a operar em Portugal e Espanha.
Ábaton – a partir de €25 000
Kitur – T2 a partir de € 33 600
Faz a Tua Casa – T2 a partir de € 44 000
Se ficou fã deste projecto, estas são as questões a ter em conta no momento de avançar com a compra da sua casa de sonho:
No preço final está incluído o IVA, bem como o transporte de todos os materiais?
Quais os materiais disponíveis para o preço apresentado?
Qual a espessura das paredes e qual o tipo de isolamento?
As louças do WC e os móveis de cozinha estão incluídos?
A montagem está incluída no preço final?
O projeto de arquitetura é um valor adicional?
Terá que pagar taxas camarárias?
Quais as possibilidades de expansão e modificações?
A nível de financiamento, o construtor tem algum protocolo ou parceira com algum banco?
O trabalho do Joaquim Faias desenvolve-se essencialmente numa zona agrícola, onde predomina a cultura da vinha. Sabemos que existem factores fundamentais quando se escolhe um terreno para plantar vinha. Quer falar-nos acerca disso?
Os factores principais para se plantar uma vinha estão relacionados com a elaboração de um estudo ao solo, sendo este um factor decisivo na escolha do local, conjuntamente com a escolha das castas que se vão adequar a esse mesmo solo. Deste modo, é de extrema importância acautelar todas essas decisões.
Sendo a zona da Vidigueira uma região vitícola por excelência, pode enumerar-nos os aspectos que contribuem para a fixação e expansão desta cultura?
Os aspectos principais que contribuem para a fixação e expansão desta cultura são, em primeiro lugar, o do escoamento do produto. Isto porquê? Porque existe a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito que promove todo um trabalho imperativo, desde a separação das castas, à vinificação e envelhecimento de determinados vinhos. Esta mesma Cooperativa, desenvolve ainda a sua atividade na linha de engarrafamento e embalamento, atuando e contribuindo na área de comercialização do produto, assim como na sua distribuição e exportação pelo país e alguns paises do mundo, respetivamente.
Sendo uma região onde existem propriedades de grande dimensão, a par de inúmeras pequenas parcelas, considera fácil a venda destas pequenas parcelas, com a finalidade de anexar a outras? Existem vantagens?
Torna-se fácil a venda dessas parcelas mais pequenas, porque já não são muitas as pessoas com amor por esse tipo de trabalho. De um modo geral, os proprietários vão envelhecendo, os filhos têm os seus empregos e não dispõem de tempo nem de apreço pela actividade, optando pela venda dos terrenos. Consequentemente, são os confinantes quem compra estas pequenas parcelas, com o objectivo de as anexar às já existentes. O aumento gradual das áreas é a vantagem que se retira.
Diga-nos, na sua perspectiva, quais os cuidados que um cliente comprador deverá ter, quando selecciona um terreno para implantar vinha.
Um cliente comprador deverá ter como preocupação fazer uma análise muito cuidada aos solos, estudar todas as questões relacionadas com o clima e, seguidamente, perceber a disponibilidade de água para a rega gota a gota, imprescindível nos dias de hoje. Há que saber tambem se existe autorização para a implantação de tal cultura. Por fim, deverá ser avaliado o modo de escoamento do produto. Só no caso de estarem reunidas todas estas condições, se deverá avançar. A título pessoal, sugiro que nestas situações, vendedores e compradores se saibam rodear dos especialistas certos, a fim de obter um acompanhamento acertado neste sector de negócio, para bem de todas as partes.